quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

EXCLUSIVIDADE SIM OU NÃO?




O QUE ACONTECE AO ASSINAR UM CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE? 

Será que lhe é benéfico ou não? Quais as vantagens e desvantagens que tem em assinar uma exclusividade? 
 - Vamos tentar responder e esclarecer todas estas duvidas, sobre uma matéria há muito defendida pelos Agentes Imobiliários. 

 - O ramo imobiliário é um mercado muito característico que se rege por normas muito estreitas, pelo que, se pretende vender um imóvel, deve estar bem informado, para não se deixar surpreender quando envolvido no processo.


 -  Ao assinar  um contrato de exclusividade com uma imobiliária,  está a autorizar que o processo de venda passe, em exclusivo por ela, pelo que, fica “vinculado” ao dito contrato,  durante o tempo que vigorar. Caso a venda do imóvel não se concretize no prazo estipulado e, desde que o proprietário (ou a agência imobiliária) não denuncie o contrato, este renovar-se-á automaticamente pelo tempo mencionado no documento, sendo o prazo de seis meses o mais usual.







VANTAGENS:



1 - O cliente sente-se mais seguro, sabendo que o imóvel se encontra à venda apenas numa imobiliária. Sabe à partida que não necessita de ter de andar a contactar outras imobiliárias, ou pesquisar em mais sites, na expectativa que outro agente tenha a casa em venda com outras condições.

2 - Não haverá preços desencontrados, colocando a seriedade da transacção em cheque. A transparência será total.


3 - Em exclusivo, a agência imobiliária tem noção que só depende do seu trabalho para concretizar o negócio e por isso vai fazer os impossíveis e investir mais no seu imóvel, pois, é expectável que o retorno esteja assegurado.
Para além das tradicionais placas no imóvel,  a imobiliária irá investir mais na utilização das novas tecnologias,  promovendo o imóvel com vídeos, visita virtual,  imagens profissionais, imagens a partir de drone, realização de campanhas publicitárias específicas e segmentadas para o imóvel, através das redes sociais; realização de open-houses; email marketing para a carteira de contactos da agência; Colocação nos melhores portais imobiliários nacionais e internacionais; em feiras de imobiliário;



4  - Poderá contar com maior empenho do consultor pois este também se motiva de forma superior, ao saber ter maior chance do retorno do seu esforço e porque este, por norma, é remunerado apenas pela concretização dos negócios que conseguir levar a bom termo. Ora, para um agente é extremamente arriscado investir uma grande fatia do seu tempo e dinheiro num imóvel que esteja em não exclusivo pois o risco de não ter qualquer recompensa é bastante elevado. Esta dinâmica leva invariavelmente a que os consultores imobiliários invistam menos num imóvel não exclusivo, em detrimento dos exclusivos.



 5 - O proprietário, estará a par de tudo o que se passa, recebendo relatórios frequentes das visitas e do esforço que está a ser feito para a concretização do negócio do seu imóvel, o que será fundamental para uma maior aproximação e confiança transmitida aos potenciais interessados no imóvel.

6 - Quando o mesmo imóvel aparece várias vezes no mesmo site da especialidade, com dados diferentes, informações diferentes e até preços diferentes, geram-se, igualmente, problemas de desconfiança e desinteresse.

Ainda a falta de informação e transparência acontece com a localização. Os anúncios dos contratos de não exclusivo têm uma coisa em comum: não apontam exactamente onde é que o imóvel se localiza. Assim se evita que o cliente contacte directamente com o proprietário, ficando assim a agência sem direito a remuneração. No entanto, esta informação é fundamental para o comprador e por isso, a falta dela acaba por anular o seu interesse no contacto.
 Em regime de exclusividade, a imagem do imóvel nunca será posta em causa pelos potenciais interessados, pois aparece uma única vez nos sites da especialidade, bem como a sua exacta localização.

7 - um imóvel comercializado em exclusivo é transaccionado mais rapidamente do que se for em não exclusivo. 

Em exclusivo,  mais de 90% dos imóveis são transaccionados em apenas 60 dias.




Conclusão: 



As vantagens num contrato em exclusividade traz muito mais vantagens para proprietários como para clientes e extraem maior profissionalismo dos agentes imobiliários, gerando coerência e transparência no processo.
 Em virtude de não se vislumbrar evolução positiva na legislação existente a curto prazo, seria de todo vantajoso um amplo entendimento entre as Imobiliárias, no sentido de recusarem qualquer compromisso com os proprietários que assinem contratos com várias agências.

PS - Hoje um colega ao tentar angariar um imóvel, foi informado pelo proprietário que tinha firmado contrato com 18 imobiliárias.  Um grande erro na celeridade do negócio.


                   











OS POLITICOS DA NOSSA PRAÇA!

https://www.facebook.com/joao.soares.104/videos/10219763866025981/?t=1